Corretoras de criptomoedas encontram maneiras de ajudar ucranianos
Após uma semana da invasão russa à Ucrânia, a comunidade de criptomoedas segue tentando ajudar os ucrânianos com o envio de fundos para os mesmos. Em destaque, duas exchanges descentralizadas, a Localbitcoins e a UniSwap, também tomaram posições nesta batalha.
A primeira delas, a Localbitcoins, eliminou todas as taxas de transações para ucranianos que estejam tanto em seu país quanto fora dele. Facilitando assim a negociação de moedas fiduciárias e criptos em sua plataforma.
Já a UniSwap, maior nome do setor de finanças descentralizadas (DeFi), criou uma ferramenta que converte tokens em ETH, estes sendo enviados diretamente para o governo ucraniano em apenas um click.
LocalBitcoins zera taxas para ucranianos
Em anúncio encontrado no Twitter oficial da LocalBitcoins, a empresa aponta que seu principal valor é a liberdade, bem como afirma entender os tempos desafiadores que a Ucrânia está enfrentando no momento.
Com isso, a exchange descentralizada que trabalha com negociação de moedas fiduciárias — como o Real ou a grívnia ucraniana — e criptomoedas, anunciou que ucranianos, dentro ou fora de seu país, não pagarão taxas na plataforma.
“Receber Bitcoin na Ucrânia, de qualquer lugar do mundo, é extremamente rápido e sem taxas.
Converter Bitcoin doado para grívnia ucraniana é rápido e sem taxas.”
Desta forma, a empresa mostra que não está visando lucrar com o aumento da demanda por seus serviços. Pelo contrário, seu objetivo é apenas ajudar em um momento tão crítico.
Uniswap cria ferramenta de doação
Já o gigante das finanças descentralizadas, a Uniswap, anunciou a criação de uma ferramenta para conversão de tokens em ETH que são enviados diretamente para o endereço do governo ucraniano.
“Para garantir que todos que desejam doar [tokens] ERC-20 ao governo ucraniano consigam fazer isso, nós construímos uma interface que troca qualquer token por ETH e depois o envia diretamente ao governo ucraniano em uma única operação.”
Seguindo, a UniSwap Labs afirma que o endereço fornecido pelo governo ucraniano é de uma exchange centralizada que parece trabalhar apenas com ETH e USDT. Sendo assim, é necessário converter tokens em ETH antes de realizar alguma doação.
Novamente, vale destacar o empenho da comunidade de criptomoedas em ajudar os ucranianos. Com transações internacionais e com baixos tempos e taxas, certamente tais doações estão sendo cruciais para ajudar cidadãos de um país atacados pela Rússia.