Nike compra startup de NFTs para lançar calçados digitais no metaverso
A marca, inclusive, aceita pagamentos em criptomoedas, podendo ser utilizada a moeda digital Ethereum. O valor da compra da companhia RTFKT não foi revelado.
Na sequência do anúncio do Facebook de que será renomeado para Meta para criar seu próprio metaverso, no qual as pessoas poderão se encontrar e se conectar virtualmente, novos pedidos de registro no U.S. Patent and Trademark Office (Instituto de Patentes e Marcas Registadas dos EUA) sugerem a intenção da Nike de criar e vender tênis e vestuário virtuais da marca Nike.
O pedido, feito em 27 de outubro, afirma que a Nike planeja lançar as suas marcas em uma atmosfera web diferente que lhe permitirá fornecer “calçado virtual online, não descarregáveis, vestuário, toucas, óculos, bolsas esportivas, mochilas, equipamento esportivo, arte, brinquedos, e acessórios para uso em ambientes virtuais”.
Um dos principais produtos da RTFKT, (empresa adquirida pela Nike) é um sapato híbrido NFT/físico colecionável inspirado na lendária coleção de NFTs CryptoPunks, e o projeto atraiu as manchetes em março, quando uma coleção de calçados digitais em parceria com o artista do mundo dos NFTs FEWOCiOUS vendeu 3,1 milhões de dólares em pares de tênis do metaverso.
A Nike, por sua vez, estava explorando a tecnologia blockchain desde 2019, chegando ao ponto de patentear sapatos tokenizados.
“Esta aquisição é mais um passo que acelera a transformação digital da Nike e nos permite atender atletas e criadores na interseção entre esporte, criatividade, jogos e cultura”, escreveu o presidente da Nike, John Donahoe, em uma publicação. “Estamos adquirindo uma equipe muito talentosa de criadores com uma marca autêntica e conectada. Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar sua comunidade inovadora e criativa, e estender o impacto digital e as capacidades da Nike”.