White paper do Bitcoin comemora 14° aniversário

Há exatos 14 anos, o Bitcoin era apresentado a lista de emails dos cypherpunks, programadores interessados em tecnologias relacionadas à criptografia. Desde então, a data tomou conta do Halloween, pelo menos para os nerds.

Às 14h10 de 31 de outubro de 2008, o desconhecido criador do Bitcoin, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, escreveu:

“Eu estive trabalhando em um novo sistema de dinheiro eletrônico que é totalmente peer-to-peer, sem intermediários de confiança.

As principais características:

• Gasto duplo é prevenido com uma rede peer-to-peer.
• Sem banco central ou outro intermediário de confiança.
• Os participantes podem ser anônimos.
• Novas moedas são criadas por proof-of-work ao estilo Hashcash.
• O proof-of-work para geração de novas moedas também empodera a rede para prevenir gasto duplo.”

O artigo logo chamou atenção dos criptógrafos e recebeu suas primeiras críticas, mas Satoshi sempre se manteve ativo e responsivo sobre todas as dúvidas dos primeiros a conhecer o Bitcoin. Uma parte dessa história inicial pode ser lida no Nakamoto Institute.

O criador do Bitcoin conseguiu de fato se manter anônimo não só na rede descentralizada que havia dado início, mas também na internet. Foi cerca de 3 anos depois que ele sumiu completamente dos fóruns on-line e deixou de dar o seu ponto de vista sobre o Bitcoin.

O seu sumiço foi extremamente importante para provar que o protocolo era realmente descentralizado, e não dependia sequer do criador para continuar operando de forma funcional e evoluindo tecnologicamente. Outros desenvolvedores ao redor do mundo passaram a atualizar o software e os usuários mantiveram tudo rodando até hoje.

A separação do dinheiro e do Estado?

Uma curiosidade notável sobre o dia 31 de outubro, além do Dia das Bruxas, é que neste dia em 1517 o monge Martinho Lutero publicou “As 95 Teses”, um documento que daria início a Reforma Protestante e eventualmente contribuiria para a separação da igreja do Estado.

Quatro anos depois, em 3 de janeiro de 1521, Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X. Coincidentemente (ou não), Satoshi Nakamoto escolheu a data de 3 de janeiro de 2009 para minerar o bloco gênesis do Bitcoin, dando início a primeira criptomoeda descentralizada.

Como ela funciona de forma independente de bancos centrais e é resistente à censura, tendo sobrevivido diversas tentativas de proibições governamentais, é esperado que o Bitcoin promova a separação do dinheiro e do Estado.

Nos siga nas redes sociais